BLOG DE DICAS

BLOG DE DICAS -

Lâminas

Estas dicas podem ser usadas para todas as marcas de lâminas.

Antes de começar a tosa siga os seguintes passos sempre que possível:

  • Lavar o animal a ser tosado;

  • Desembaraçar o pêlo do cachorro.

    Para manter a boa qualidade das lâminas, é necessário seguir as seguintes instruções:

As novas lâminas são caras e portanto para obter uma longa vida útil se deve seguir certos procedimentos. As lâminas novas, ao serem instaladas na tosquiadeira, deverão ser submergidas, com o aparelho funcionando, no limpador de lâminas,  Oster blade Wash®, para tirar o recobrimento de proteção que vem de fábrica, caso contrário, a lâmina não cortará através do recobrimento.

Colocar a tosquiadeira e a lâmina e a lâmina em um prato fundo como indicado  na ilustração 1. Colocar no prato a quantidade suficiente de limpador de lâminas Oster blade Wash®, para cobrir somente a lâmina. Ligar a tosquiadeira. Ilustração 1 – limpar a lâmina com a tosquiadeira ligada. Assegure-se que o limpador para lâminas cubra somente a lâmina
Conforme a lâmina vai se lavando, haverá uma mudança de velocidade. Começará em um ritmo lento e conforme for saindo o recobrimento, o movimento se tornará mais rápido. Quando não houver mais mudança no som, significa que esta pronta para o próximo passo. Ilustração 2 – tirar o excesso de limpador das lâminas para impedir que se acumule o pêlo nas superfícies de corte.
Desligue a tosquiadeira e desconecte-a. tire as lâminas da mesma, limpe e seque a lâmina o máximo que puder, como indicado na ilustração 2. Utilize um pano limpo. É importante não deixar o limpador de lâminas nas superfícies de corte, do contrário, o pêlo se acumulará nas lâminas mais rapidamente, reduzindo a velocidade da mesma. Ilustração 3 – Depois de limpar com o limpador de lâminas, colocar somente uma gota de óleo nos canaletes.
Depois, deslizar cuidadosamente as superfícies de corte para lubrificar os canaletes, conforme indicado nas ilustrações 3, 4 e 5. Colocar uma gota de óleo em cada canaletes da lâminas. Não é conveniente colocar óleo em excesso nos canaletes da lâmina.  Isso pode acarretar no acumulo de partículas minúsculas de pêlo que farão com que as lâminas se forcem contra o pêlo. Ilustração 4 – colocar somente uma gota em cada canalete.
Colocar as superfícies de corte no seu lugar. Colocar a lâmina na tosquiadeira. Ligar a máquina e usar o lubrificante Oster kool Lube® sobre os dentes da lâmina. Isto proporcionará a lubrificação necessária aos dentes. Quando estiver cortando pêlo sujo ou enrolado, como caso de um cachorro, deve-se limpar a lâmina freqüentemente seguindo os passos indicados nas ilustrações de 1 a 5 para impedir o desgaste excessivo das lâminas. Ilustração 5 – Não por óleo nos dentes da lâmina, só nos canaletes.

LUBRIFICAÇÃO DAS LÂMINAS

Utilizar um pincel duro e pequeno para tirar o pêlo ou qualquer  matéria acumulada entre os dentes da lâmina, conforme indicado nas ilustrações 6 e 7(uma escova de dente seria perfeita). Segurar a lâmina levantada para a luz e examinar os espaços  existentes entre os dentes. Tirar todo o pêlo solto que se encontrar na lâmina  ou o mesmo continuará emperrando ( ao examinar as lâminas de outras pessoas que se queixam de que suas lâminas não tem corte, constatamos que isso se deve ao acumulo de resíduos de pêlo entre os dentes da mesma. Ilustração 6 -  utilizar o pincel incluído com sua tosquiadeira para tirar os pêlos entre os dentes da lâmina. Se o mesmo não estiver a mão, utilize uma escova de dentes velha.
Lubrificar as lâminas com óleo como indicado nas ilustrações 3, 4 e 5. Passar suavemente o lubrificante Oster kool Lube®, limpar a superfície da lâmina que está em contato com pêlo e provar novamente. Seguindo este procedimento você pode evitar o custo de um afiamento desnecessário.  Ilustração 7 – separar as superfícies de corte da lâmina conforme ilustrado e retire com o pincel qualquer matéria solta. Segurar a lâmina contra a luz para assegurar-se de que o pêlo não tenha ficado acumulado ente os dentes.

Ao limpar as lâminas desta maneira poderá também ajudar a cortar até mesmo os pêlos mais finos. Caso estiver cortando o pêlo de um cachorro que haja suspeita de problemas de saúde da pele, ou depois de cortar uma área muito suja de pêlo, ou o pêlo na área do anus, vagina ou pênis do animal, usar sempre sobre a lâmina o desinfetante Oster spray Desinfectant® antes de utilizar a lâmina para qualquer outro propósito.

No final de um corte de pêlo ou se as lâminas começarem a se forçar durante o corte, limpe as lâminas novamente.

Obs: Pode ser usar no lugar do Oster kool Lube®

Óleo Singer e no lugar do Oster blade Wash® querosene.

Categoria: dicas, Lâminas
Tag: