BLOG DE DICAS

BLOG DE DICAS -

Troca de carvão da Golden A5 Oster

Se as lâminas da tosquiadeira estiverem funcionando lentamente, mais do que o normal, pode ser que o par de carvão esteja desgastado.


Checar o par de carvão de seis em seis meses para assegurar a longevidade das mesmas. Os par de carvão, localizado em ambos os lados do aparelho, deve ser trocado o par quando estiver desgastado ou meça menos de 1,6 mm (1/16″). Um pacote com um par de carvão e molas de reposição vem incluídos com cada tosquiadeira.

Ilustração 12 – a tosquiadeira deve ser desconectada da eletricidade antes de proceder à troca do carvão.

Tirar os parafusos das tampas de ambos os lados da máquina de tosa, como indicado na ilustração 12. A máquina de tosa deve ser desconectada da eletricidade antes de de fazer a troca do carvão. Utilizar pinças para retirar a tampa que pode ser vista depois de retirar a tampa com o parafuso. Ilustração 13.

Ilustração 13 – se a tosquiadeira estiver muito lenta, verificar o desgaste do carvão. Retira a tampa com os parafusos. Retirar a tampa com a mola retentora.

Quando retirar a segunda tampa, você verá uma mola. Ilustração 14. Pegar a mola e retirá-la, retirando também o carvão. Observar como estava colocada o carvão para que em caso de não estar desgastado se possa recolocar na mesma posição. Se acidentalmente, se inverter os carvões de sua posição original, a máquina de tosa se aquecerá até as escovas se assentem.

Ilustração 14 – retirar a tampa com a mola de retenção

Quando estão desgastados e medirem menos que 1,6 mm (1/16″) ambos os carvões devem ser trocados. Inserir os novos carvões e as molas em cada ranhura. Ilustração 15. Assegurar que a curvatura do carvão encaixe com a curvatura da armadura que se pode ver ao fundo da cavidade.

Ilustração 15 – Verificar o desgaste do carvão. trocar se estiver desgastado. Inserir o carvão junto com a tampa e com a mola de retenção. Assegurar que a curvatura do carvão encaixe com a curvatura da armadura.

MANUTENÇÃO DA TAMPA INFERIOR

Utilizando uma chave de fendas pequena, tirar os dois parafusos da tampa inferior, ilustração 16.

Ilustração 16 – desconectar a tosquiadeira antes de tirar a tampa da máquina.

Aspirar o pêlo da tampa e do cilindro da tosquiadeira, ilustração 17, Até que estejam completamente limpos, ilustração 18.

Ilustração 17 – soprar e tirar com um pincel qualquer fio de pêlo que tenha ficado na tampa da máquina.

Voltar a alinhar a tampa inferior com o cilindro da tosquiadeira. Colocar os parafusos e apertá-los. Pra evitar a perda do isolamento duplo e impedir algum dano a máquina de tosa não tocar nos fios e nem nas conexões.

Ilustração 18 – não deve existir pêlo na tampa da máquina nem no interior da tosquiadeira, o qual permitirá o fluxo de ar necessário para o esfriamento do motor da toquiadeira.

ENGRAXAMENTO DA TOSQUIADEIRA

Como se mencionou anteriormente, as tosquiadeiras Oster® já vêm devidamente engraxadas de fábrica. Porém, a tosquiadeira deverá ser inspecionada periodicamente para assegurar que graxa está em boas condições. Se não for usada diariamente, a tosquiadeira de duas velocidades deverá ser inspecionada uma vez ao mês e a tosquiadeira de uma velocidade, a cada quatro meses.

Ilustração 19 – para manter um engraxamento correto na tosquiadeira, se recomenda inspecionar periodicamente embaixo da placa frontal.

A graxa nas engrenagens deverá ter a mesma cor e consistência que a graxa nova do tudo que vem com a tosquiadeira. A graxa seca é sinal de ineficiência. Para inspecionar a graxa na cabeça da tosquiadeira, primeiro desconecte-a e tire a placa frontal, ilustração 19. Se a graxa já estiver seca ou tiver demasiada graxa como a  tosquiadeira mostrada na ilustração 20, troque a graxa para evitar danos na mesma.

Ilustração 20 – a cavidade da engrenagem deverá ser limpa e re-engraxada para a operação eficiente da tosquiadeira

Começar levantando a alavanca tal como se mostra na ilustração 21. com cuidado, colocar uma chave de fendas embaixo da alavanca e levantá-la. Posteriormente, levantar a biela, ilustração 22.

Ilustração 21 – com uma chave de fendas pequena, levantar e tirar a alavanca. Não tocar as almofadas de feltro em ambos os lados da alavanca.

Finalmente levantar a engrenagem, ilustração 23. Com a Tosquiadeira vem um tudo de graxa Oster Electtric clipper Grease®, o qual será o suficiente para engraxar a mesma por vários anos.

Ilustração 22 – Utilizar uma chave de fendas pequena para levantar e tirar a biela.

Colocar a ponta do tudo de graxa no poste da engrenagem, tal como indicado na ilustração 25. Encher de graxa até que saia pelos dois orifícios do poste da engrenagem, como se mostra na ilustração 25.

Ilustração 23 – posteriormente, tirar a engrenagem com uma pinça ou alicate com muito cuidado.

Colocar a engrenagem na posição original, no poste da engrenagem, como se mostra na ilustração 26 e engraxe os dentes da engrenagem como se mostra. Já que a engrenagem gira como os ponteiros de um relógio, quando se ligar o cortador a graxa se espalhará pelos dentes. não engraxar nenhuma outra área dentro da cavidade.

Ilustração 24 – antes de re-engraxar, limpar completamente a engrenagem, a biela, a alavanca e a cavidade da engrenagem.

Na ilustração 27 se observa que a Biela e a alavanca  foram colocadas em seu lugar. Primeiro a biela e depois a alavanca. Untar com um pouco de graxa onde a biela e a alavanca se encontram.

Ilustração 25 – colocar a ponta do tudo de graxa no poste da engrenagem e colocar uma pequena quantidade até que a graxa saia pelos orifícios do poste da engrenagem.

Volte a colocar a placa frontal da máquina de tosa e mesma estará pronta para ser utilizada novamente. Verifique antes de fechar que está tudo colocado corretamente.

Ilustração 26 – voltar a colocar a engrenagem em seu lugar e colocar um pouco de graxa nos dentes da engrenagem.

Durante os primeiros meses de uso, a tosquiadeira se sobre-aquecerá até que todas as peças tenham se acomodado em seus lugares. Isso não significa nenhum defeito  na mesma. O ideal seria ter ter outra tosquiadeira disponível para permitir que uma se esfrie enquanto se utiliza a outra.

Ilustração 27 – a biela e a alavanca já estão em seu lugar. Untar com um pouco de graxa onde a biela e a alavanca se encontram.

Caso contrário, desconectar a tosquiadeira e cobrir as ranhuras de ventilação da carcaça com um trapo. Na carcaça há um esfera que deve ser lubrificada, colocar apenas um pingo de óleo, ilustração 28. Está esfera deve lubrificada periodicamente.

Ilustração 28 – A esfera deve ser lubrificada periodicamente ou quando a máquina funcionar de forma anormal.

Obs: Na Afia Sul todas as máquinas consertadas são engraxadas e limpas de acordo com essas recomendações.

Categoria: dicas, Golden A5, Oster