BLOG DE DICAS

BLOG DE DICAS -

CONHECENDO MELHOR SEU ALICATE MUNDIAL

MATERIAIS UTILIZADOS

Os alicates para corte de cutículas da mundial são fabricados em dois tipos de aço. Carbono niquelado – para evitar corrosão e desgastes do material (ref. 522 tradicional) inox-inoxidavel, e resistente a corrosão e desgaste do material. Possui ainda polimento especial para melhor acabamento e maior durabilidade. (ref., 722 e772).

Todos os alicates da mundial recebem ainda um tratamento térmico, para maior resistência e durabilidade do fio.

MOLA DO ALICATE

Feitas em materiais de alta resistência, para maior durabilidade, são aprovadas para movimentos repetitivos de abrir e fechar ate 100 mil ciclos. Por se tratar de uma mola giratória, que arma e desarma o alicate para uso, o armar sem encaixá-la corretamente no centro do cabo, poderá acelerar a fadiga natural da mola (romper ou trincá-la). Recomenda-se a troca da mola e do parafuso, quando se desgastarem.

ESTERILIZAÇÃO E HIGINE

Estilização e o processo de destruição de todas as formas de vida microbiana na superfície dos instrumentos. Os métodos mais usados em salões são; autoclave (calor úmido) e / ou estufa (calor seco)

Antes de esterilizar seu alicate, seja em autoclave ou estufa, não se esqueça de higienizá-lo corretamente.

  1. Retire todos os resíduos com lenço de papel descartável;
  2. Se necessário, lave-o com água morna e sabão neutro, utilizando uma escova macia para retirar os resíduos (cutícula)
  3. Logo após, seque-o completamente, antes de esterilizar;
  4. Coloque-o em um saco de esterilização (nylon), especifico para o processo a ser utilizado. A mundial possui um saco de esterilização, próprio para estufas e / ou autoclaves.

A autoclave (calor úmido), somente poderá ser usada para alicate inoxidável. Antes, todavia, observe as recomendações do fabricante, sempre respeitando a relação tempo x temperatura. Geralmente recomendam-se 121°c a 132°c por 30 minutos, mas isso pode variar.

Estufa (calor seco): pode ser usada tanto para alicates em aço carbono (niquelado), como para alicate em aço inox.

Em geral, recomenda-se 170°c por 2 horas.

Siga sempre as normas de cada fabricante 

Qualquer outro procedimento. Diferente dos acima descritos poderá causar redução da vida útil do seu alicate.

Após esterilizar o alicate em aço carbono niquelado (ref. 522), em estufa, deve-se hidratar em água o ponto de nylon vermelho, na extremidade da mola por 2 minutos. Este procedimento devolve a condição de deslizar do ponto.

Após esterilizar os alicates (carbone e inox), deve-se lubrificar sua articulação (caixa) com óleo mineral ou vaselina liquida. Isso e necessário para reduzir o atrito, tornando os movimentos de abrir e fechar mais leves e ajudando a inibir a oxidação.

IMPORTANTE

Quando estiver usando o seu alicate mundial, para prolongar a durabilidade do fio, torna-se desnecessária uma força de fechamento excessiva sobre os cabos.

Quando não estiver usando o alicate, coloque sempre sua ponteira protetora para evitar acidentes.

FONTE DAS ESPECIFICAÇOES ACIMA. 

MUNDIAL S/A,

Afiasul – A única afiação autorizada pela mundial do estado de Minas Gerais.

Categoria: dicas, Mundial